terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A Sucessão de Lázaro

Os fígados doentes contemplam
Como um fantasma que pertence a uma casa
Junto à natureza morta convulcionam

A angústia em pseudônimos tumulares
Contrastando este ar alienado, eu penso
Como poucos, de fígado morto me resta o senso

Numa sucessão inconstante de segundos
Soluços imprecisos revigoram-se profundos
Nos traumas que mantém as almas rudimentares

E mais profundamente, nos fatos sociais
Durkheim não previu que o spleen
Soltasse o berro fúnebre, como os chacais

Anunciadores dos festins carniceiros
Sob um raciocínio então, muito obscuro
Nos alumia na hora da morte, em qualquer breve futuro

A natureza irrompendo em algazarra
O aglomerado de vida e morte do cosmos
Sinfonia tão abrasante e bizarra

Minha hemoglobina ébria e aquosa
Mantém o micropoder da minh'alma
Saciada mas ainda por vezes chorosa

O tilitar dos ossos em seus cadáveres
Incorresponde ao odor desaparecido
De suas carnes e de seus caráteres

Nesta hora em que talvez fossem lembrados
Por uma ou outra benesse
Que em vida lhe foram negados

Contudo meus olhos sempre distinguiram
A putrecível diferença entre nós e os animais
Eles, simplórios, mas que suas almas sempre progrediram

Surpreendo-me que os bilhões de corpos vivos
Somente existem da contração dos gritos
Dos oprimíveis e dos repudiáveis sofrimentos abortivos!
Nós.

By: Bruno

Nenhum comentário:

Postar um comentário